Especialista fala sobre a desorientação das empresas na jornada para a nuvem

Quando se trata de business, cada vez mais se houve falar em “transformação digital”. Mas qual é o contexto para essa transformação ocorrer e em que ritmo ela pode se mostrar competitiva? O primeiro passo é perceber que um dado isolado não significa nada. Ele só tem valor quando transformado em conhecimento. E é a partir daí que se pode tomar uma decisão mais assertiva e partir para a ação.
As empresas têm se mostrado bastante inseguras quanto a definir um caminho a seguir. Poucas sabem ler, interpretar e extrair valor dos dados gerados internamente ou ainda tirar proveito de dados externos para dinamizar seus negócios. Mas essas poucas têm conseguido obter novos insights, monitorar o negócio a partir dos dados atuais, otimizar os processos e monetizar o conhecimento adquirido através da análise dos dados. Isso é transformação digital. Os CEOs que largaram na frente já estão vendo suas pequenas melhorias digitais aumentarem os lucros.
Agora, muitas empresas estão voltando suas atenções novamente para a área de TI, trazendo-a para o núcleo da organização, com novo status e importância renovada em vantagem competitiva. Querem desenvolver seus próprios programas e aplicativos, maximizando os dados obtidos e os convertendo em novos negócios. Definir novos critérios de sucesso, novos objetivos para os negócios digitais é o princípio de tudo. Só a partir daí é que se poderá quantificar e ranquear os dados mapeados, criando mais valor para a organização, fornecendo recursos de TI compatíveis com as prioridades do negócio. A seguir, conheça os CINCO principais impedimentos para uma transformação digital bem-sucedida: